terça-feira, 5 de novembro de 2013

 Se o sapo for bonitinho, colorido e chamativo... Não mexa com ele!

Com uma aparência tão simpática e cores alegres, é difícil imaginar que esses anfíbios pequenininhos possam matar dezenas de pessoas, mas é assim na natureza, um tipo de aviso para que os predadores entendam que ali tem alguma coisa venenosa e poupem a vida do sapinho.


O sapo-ponta-de-flecha é um desses. Pequeno e coloridíssimo, ficou conhecido por seu veneno ser utilizado pelos índios (da Colômbia e da Amazônia) em flechas para a caçar animais o matar inimigos. Hoje em dia, esse mesmo veneno é muito estudado para a criação de novas drogas e uma delas, descoberta recentemente, já apresentou potencial 200 vezes maior do que a morfina e com a vantagem de não apresentar os efeitos nocivos desta. 

Os 10 tubarões mais agressivos e perigosos!
Não é novidade para ninguém o quão perigosos podem ser estes Condrictes “sorridentes”, que, apesar de apresentar esqueleto de cartilagem calcificada, podem estraçalhar e devorar muitas espécies consideradas “mais evoluídas” (como nós J ...) caso elas queiram dar uma visitinha no habitat deles.
10 -  Tubarão limão: Esta espécie pode caçar outros tubarões, além de aves marinhas grandes, lulas, crustáceos e arraias. Não costuma ser agressivo com humanos, mas quando ameaçado, este grande peixe amarelo não hesita em atacar.
9 – Tubarão Azul: Os tubarões-azuis podem comer até quase explodir. Seu apetite parece insaciável. Além de anchovas, eles costumam devorar cavalas, sardinhas, aves, focas, tartarugas e lulas. Também podem atacar pequenos barcos de pesca e mergulhadores.
8 – Tubarão Martelo: O tubarão-martelo-grande pode chegar a 5,5 metros e pesar quase 700 quilos. A posição incomum de seus olhos permite uma visão mais ampla e precisa do ambiente. Predadores ativos, os tubarões-martelo são comuns perto da costa. O tubarão-martelo grande pode chegar a 5,5 metros e pesar 680 quilos. Ele se alimenta principalmente de peixes e lulas.
7 – Tubarão Cação-Mangona: Águas rasas são os locais preferidos desta espécie, mas eles podem ser encontrados a até 200 metros de profundidade em seu âmbito de ocorrência, que inclui o Oceano Pacífico, o Oceano Índico, leste e oeste do Atlântico, e os Mares Adriático e Mediterrâneo.
6 – Tubarão-cinzento-dos-recifes: Estes tubarões são ativos durante o dia, mas se alimentam à noite de peixes dos corais, polvos e diversos crustáceos. É uma espécie social que costuma ser bastante curiosa – uma curiosidade já atestada por mergulhadores. Mas quando se sente ameaçado, ele dobra seu corpo até formar um “S”.
5 – Tubarão-anequim: Estes tubarões, também conhecidos como tubarões-mako, têm corpos parecidos com torpedos e são os tubarões mais velozes do mundo. São predadores agressivos e não hesitam em atacar quando são provocados. Alguns pescadores relataram que eles conseguem se libertar das linhas de pesca, para depois atacar e morder quem estiver a bordo.
4 – Tubarão-galha-branca: Esta espécie costuma habitar águas mais quentes e tende a nadar perto da superfície. Quando se alimenta com outros tubarões, pode se tornar agressivo.
3 – Tubarão-tigre: O que torna estes tubarões particularmente perigosos para banhistas e mergulhadores é a combinação de seu grande tamanho, estilo de caça (perto da costa e da superfície), curiosidade natural e apetite indiscriminado; os tubarões-tigre comem praticamente qualquer coisa que flutue.
2 – Tubarão Branco: Maior peixe predatório do planeta, o tubarão-branco pode pesar mais de uma tonelada. São encontrados nos oceanos de todo o mundo, mas especialmente nas águas costeiras temperadas da América do Norte, sul da África, e sul e oeste da Austrália. Seus dentes extremamente afiados em forma de pontas de flecha são feitos para cortar (e arrancar) grandes pedaços de carne de suas presas.
1 – Tubarão-cabeça-chata: Estes predadores agressivos preferem águas rasas e quentes perto da costa – exatamente onde as pessoas gostam de nadar. São encontrados em todo o mundo e podem até tolerar água doce; tubarões-cabeças-chatas já foram encontrados até em rios de Illinois, em Massachusetts. Quando atacam uma presa, estes tubarões usam a técnica de “trombar-e-morder”, ou seja, eles batem contra a vítima para “provar” seu gosto e então a destroçam.


Ascaridíase - Lombrigas








Ascaridíase – Lombrigas

Fruto da falta de saneamento, a Ascaridíase é uma doença causada por um Nematódeo chamado Ascaris lumbricoides (popularmente conhecido como “lombriga”) que se aloja no intestino delgado e se nutre do nosso bolo alimentar.

Adquirimos esse verme através do consumo de alimentos e água contaminada com seus ovos, que no seu trajeto para o nosso intestino acaba passando por órgãos importantes como os pulmões, nos quais podem também se desenvolver até a fase adulta e se alojar neles.

Os sintomas dessa doença são:
-cólicas
-diarreia
-prisão de ventre
-chiado (caso os vermes estejam alojados nos pulmões)

O tratamento é feito com remédios como o Albendazol, mas, como todos já sabem, é melhor prevenir do que remediar, portanto investir no saneamento e ter boa higiene são as melhores formas de acabar de vez com essa praga... Até porque somos a única espécie que eles parasitam L .

*Em casos graves, onde há mais de 50 vermes e há perigo de obstrução intestinal, é necessária uma cirurgia para retirá-los... E é muito nojento!