sábado, 16 de março de 2013

A Doença de Chagas

A Tripanossomíase Americana, mais conhecida como Doença de Chagas, foi uma descoberta que quase rendeu um Premio Nobel a um brasileiro. Aquele que a descobriu, Carlos Chagas, nomeou o protozoário  flagelado causador da doença em homenagem a seu amigo, Oswaldo Cruz (Trypanosoma cruzi). 

A doença é transmitida pelo insetos barbeiros. É muito grave pois a pessoa pode permanecer assintomática por um período entre 5 e 30 anos, quando no estágio crônico. Mesmo assim, o protozoário continua a se reproduzir e a danificar órgãos. Na fase aguda existem grandes chances de cura, mas o estágio crônico permanece incurável. Ainda não foi desenvolvida uma vacina. Muito disso decorre do fato de que a maior parte dos infectados está em condição de pobreza não sendo, assim, alvo de interesse da indústria farmacêutica.

Ciclo da Doença de Chagas

A prevenção da doença se concentra no combate ao seu vetor, o barbeiro e alguns outros tipos de percevejo. Melhor saneamento e condições de higiene ajudam bastante. O Trypanosoma cruzi pode também ser transmitido por transfusão de sangue ou transplante de órgãos e também por via vertical (placenta e/ou leite materno), embora esses casos estejam diminuindo rapidamente.

Fontes: en.wikipedia.org/american_trypanossomiasis
            Medscape.com
            Webmd.com
            www.fiocruz.br/chagas



 

0 comentários:

Postar um comentário