segunda-feira, 4 de março de 2013

O Perigo Mortal da S.A.R.S

O nome da doença parece que saiu de filme de ficção científica. S.A.R.S, acrônimo de Severe Acute Respiration Syndrome (Síndrome Respiratória Aguda Grave), é uma doença respiratória que aflingiu o mundo em 2003, ainda sem causas definidas, provavelmente causada por um coronavírus. Se trata de uma grave pneumonia atípica. 

Seu primeiro registro foi na China, se espalhou para o resto da Ásia e para o Canadá. Embora confundida com a gripe aviária não é a mesma doença. É causada pelo coronavírus (CoV SARS). A doença, que quase virou uma pandemia, é causada por um vírus de RNA, envelopado com uma capa glicoproteica.  


A S.A.R.S ainda não foi erradicada. Houve mais de 8200 casos e registrados e 775 mortes (9,6% de fatalidade, sendo a maioria idosos). Para se fazer uma comparação, a mortalidade do vírus Influenza é de 0,03% (atingindo um máximo de 2% na pandemia de 1918) . 

A reprodução do coronavírus ocorre no citoplasma de células pulmonares ou gástricas e começa com a tradução do genoma para gerar a réplica (transcriptase reversa). A transcrição envolve uma síntese descontínua de RNA durante a extensão da cópia "negativa" de mRNA. 

Antibióticos não surtiram efeito, visto que a doença é viral. O tratamento foi predominantemente sintomático.  Ainda não foi desenvolvida uma vacina, mesmo com algumas pesquisas terem continuado depois do surto.

Segue o vídeo de um documentário produzido pela BBC a respeito da S.A.R.S. 




Fontes: www.scientificamerican.com
            www.cdc.gov/sars/infection/index.html
            emedicine.medscape.com/article/237755-overview
            en.wikipedia.org/S.A.R.S
            (todos acessados em 04/03/2013)

0 comentários:

Postar um comentário