terça-feira, 5 de março de 2013

Arquea ou Bactéria?

Membros de um mesmo reino da natureza a um tempo atrás, hoje fazem parte de domínios diferentes. As arqueas e as bactérias são seres procariontes, que tem suas semelhanças e diferenças. 


As arqueas são geralmente encontradas em ambientes extremos: muito quentes, muito frios, ácidos... Assim ficaram conhecidas, também, como extremófilas. Foram isoladas em 1970 pelo microbiologista Carl Woese e assim como as bactérias, podem ter formatos variados. Por viverem no "extremo", esses organismos tem grande potencial industrial e biotecnológico. 

Porém, em um momento, há uma diferenciação das arqueas em relação às outras bactérias. Primeiramente, a parede celular das bactérias é constituída de peptideoglicano (polímeros de carboidratos ligados a proteínas), sendo que a das arqueas é constituída de polissacarídeos e proteínas. Mesmo assim, os dois tipos de organismos podem possuir flagelo. Quanto à nutrição, as arqueas são predominantemente autotróficas (até mesmo por causa do ambiente em que vivem) enquanto que as bactérias podem ser heterotróficas ou autotróficas. 

Uma colônia de arqueas

Árvore filogenética da evolução das arqueas
Por serem uma descoberta relativamente recente, cientistas ainda propõem dividir o Reino Monera, pois a diferença entre os dois organismos é bem alta considerando as análises do material genético, cápsula e demais estruturas. Também, diferentemente das bactérias, as arqueas não causam doenças ao ser humano \o/

Fontes: jornaldaciência.com.br
            crentinho.wordpress.com/2007/02/15/reino-monera-os-seres-procariontes-%E2%80%93-bacterias-e-arqueas/
            mnsaqua.blogspot.com.br/2011/05/as-arqueas.html
            en.wikipedia.org/wiki/Archaea
            www.microbeworld.org/types-of-microbes/archaea 
            (todos acessados em 05/03/2013)

7 comentários:

Jamylle Catharine disse...

muito bom.

Unknown disse...

Super interessante...

Unknown disse...

Muito interessante..

Anônimo disse...

Muito bom...

Unknown disse...

É preciso atualizar o site uma vez que não existe mais o grupo Monera, já hove a separação de bactérias e archeas. É preciso enriquecer o site com mais informações sobre os Domínios Bacteria, Archea e Eukaria

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

caguei pra isso

Postar um comentário