domingo, 24 de março de 2013

Algumas Curiosidades sobre Fungos



Fungos carnívoros

Existem aproximadamente 50 espécies de fungos carnívoros. Por exemplo, o
Arthrobotryx anchonia captura nematódes, pequenos vermes muito abundantes
no solo. Para esse efeito, possui uma armadilha em forma d anel que estrangula as
presas.

Função Ecológica

Associados a bactérias, atuam no ambiente como reguladores naturais na
população de outros organismos. Daí o seu papel para a manutenção da biosfera ter
importância igual à das plantas. Sem os fungos, a vida tal qual é hoje na terra,não
seria possível, pois eles são agentes da decomposição, permitindo a reciclagem de
nutrientes.

Refigerantes

Isso mesmo os refrigerantes também são produtos fúngicos, porque a maioria
tem ácido cítrico, produzido por um fungo, o Aspergillus lividus, que é usado
industrialmente. (O nome do ácido sugere que é produzido a partir de frutas cítricas,
e de fato, assim era no passado. Hoje todo o ácido cítrico consumido é produzido a
 partir do Aspergillus lividus.)



O Mofo
mofo é uma espécie de fungo – um micro-organismo que está em todos os lugares: na água, noar e no solo. Essas criaturas viajam pelo ar e adoram lugares úmidos e bem escuros para se reproduzir!
Por isso, se uma parede estiver com uma infiltração ou uma peça de roupa estiver guardada há muito tempo no guarda-roupa, a chance do bolor aparecer é muito grande.
Quer saber como  eliminar essa praga das roupas? Limpe com uma escova de cerdas duras e depois lave com um removedor de manchas!
E depois disso, nada de esquecê-la no fundo do armário de novo. Já a parede precisa ser pintada novamente
Certos tipos de bolores podem causar mal à saúde humana. No entanto, algumas espécies desses fungos são benéficas, sendo muito utilizadas na produção de queijos, como o gorgonzola,e em medicamentos, como a penicilina. O gênero do bolor preto do pão é Rhizopus.

A penicilina


Um dos usos mais importantes dos fungos é, sem dúvida, a produção de medicamentos. A primeira e a mais famosa de todas as substâncias medicamentosas extraída dos fungos foi a penicilina, antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum), descoberta em em 15 de setembro de 1929 por Alexander Fleming, e está disponivel como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso e o primeiro antibiótico a ser produzido industrialmente.
O uso da penicilina foi generalizado com a II Guerra Mundial, em que desempenhou um papel determinante, salvando muitas vidas.




Fungo GIGANTE

Recentemente, foi encontrado um fungo gigante na Floresta Nacional Malheur, no estado de Oregon, Estados Unidos. O Armillaria ostoyae, conhecido como 'cogumelo do mel', devido à sua cor amarelada. Há cerca de 2.400 anos sua parte subterrânea (o micélio) vem crescendo entre as raízes de árvores e hoje ocupa uma área de 5,6 km e penetra cerca de 1 metro no solo. A partir de toda essa área que ele ocupa sob a terra é que aparecem os cogumelos (estruturas relacionadas à sua reprodução). Quando surgiu, no entanto, devia ser tão pequeno, que podia ser visto somente com um microscópio.

Obs:. O fungo Armillaria ostoyae chega a medir quilômetros de comprimento e metros de diâmetro. Considerado possivelmente o maior ser vivo, ele vive no subsolo e é produto da fusão sexual de incontáveis filamentos, os micélios.



Fontes: http://abelzassoeyan.blogspot.com.br/2012/07/curiosidades-sobre-fungos.html
            http://reinofungi10.blogspot.com.br/2008/09/fungo-gigante.html
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolor


0 comentários:

Postar um comentário